Governador Valadares não está localizada em nenhum dos 15 estados que receberam gratuidade no uso dos telefones públicos da Oi, desde o último domingo (1º).
Ainda assim, em qualquer orelhão da cidade é possível ligar gratuitamente para telefones fixos locais ou originar uma chamada interurbana para qualquer município de qualquer estado do país.
A equipe do O Olhar testou 18 telefones públicos no bairro Ilha dos Araújos e no Centro da cidade e todas as ligações foram completadas.
Por causa dos celulares, é difícil alguém hoje em dia recorrer aos orelhões, que antigamente formavam filas para uma ligação, e hoje praticamente desapareceram de cena.
Apesar disso, em Valadares existem 1.034 aparelhos, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas em apenas 700 deles é possível realizar uma chamada, já que o restante está em manutenção, atualmente.
O Olhar ligou várias vezes para o atendimento Oi em Governador Valadares, para saber o motivo da gratuidade das ligações em orelhões, mas ninguém atendeu às chamadas.
Gratuidade
A Anatel decretou que as ligações locais e de longa distância nacional feitas em telefones públicos (TPs) da Oi não podem ser cobradas em 15 estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. A medida passou a vigorar no primeiro dia de outubro.
Este é o sexto ciclo de gratuidade em ligações a partir de orelhões estabelecido pela Anatel, o primeiro foi em 15 de abril de 2015. As novidades são a entrada da gratuidade em quatro estados (Espírito Santo, Roraima, Santa Catarina e Sergipe), nos quais os orelhões não atingiram os níveis mínimos estabelecidos.
O Rio Grande do Sul foi retirado dessa lista e desde o último domingo a Oi pode cobrar as ligações originadas dos orelhões gaúchos, pois 92% deles estão funcionando, segundo a medição realizada em agosto passado pela agência reguladora. Em Minas Gerais, 91% dos orelhões também funcionam, por isso o estado não entrou na gratuidade deliberada pela Anatel.
A gratuidade se manterá até o dia 30 de março de 2018, quando deverá ser divulgado o resultado da próxima aferição das condições de disponibilidade dos orelhões. A nova aferição deve ser realizada no final de fevereiro de 2018.