Início Arquivo Outubro Rosa terminou neste sábado em Valadares

Outubro Rosa terminou neste sábado em Valadares

0
Outubro Rosa chega ao fim
Após concentração na Praça dos Pioneiros, Outubro Rosa foi encerrado com caminhada no centro da cidade (foto: Andréa Costa)

A campanha Outubro Rosa chegou ao fim neste sábado (28) em Governador Valadares. Mas a prevenção continua. Para alertar as mulheres e a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o Grupo Rosa (formado por instituições públicas e da sociedade civil) promoveu uma ‘caminhada rosa’ nas ruas do centro da cidade.

A concentração aconteceu na Praça dos Pioneiros, das 8h30 às 12 horas. Quem compareceu pode aproveitar vários serviços: aferição de pressão, teste de glicemia, auriculoterapia, corte de cabelo, ginástica de alongamento, brinquedoteca, cartilhas e folhetos informativos, orientações contra o câncer de mama, exame de mamografia e aprendizagem sobre nódulo na mama.

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Valadares articulou diversas ações de mobilização do público feminino para conscientizar sobre os riscos do câncer que mais faz vítimas entre as mulheres.

Mamografia gratuita para mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), e o Hospital Samaritano, irão oferecer exames de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindcomércio e a Sicoob Crediriodoce também vão disponibilizar mamografias, para mulheres de 40 a 49 anos.

Os registros e encaminhamentos para os exames foram realizados neste sábado, durante o evento Outubro Rosa.

Câncer de Mama

Em Minas Gerais, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que são esperados 5.160 novos casos da doença no estado, uma taxa bruta de incidência de 48,19 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras.

A taxa de mortalidade feminina por câncer de mama em Minas, estimada pelo INCA em 2013, é de 11,37 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres. Já o câncer de colo do útero é o terceiro de maior incidência entre as mulheres mineiras e as estimativas apontam 1.030 novos casos esperados no estado, com uma taxa bruta de 9,63 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

A taxa de mortalidade por câncer de colo de útero em Minas, estimada pelo INCA em 2015, é de 3,53 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA) revelam que em 2016 foram realizadas mais de 347.330 mil mamografias de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos nas unidades de saúde do SUS em Minas Gerais. De janeiro a julho deste ano, são 187.893 mamografias já realizadas. Em relação ao rastreamento do câncer de colo do útero, o SUS em Minas realizou 860.101 exames preventivos do colo do útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, em 2016, e 498.712 exames de janeiro a julho de 2017. (Com informações da Secom/Prefeitura de Valadares)

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

doze − sete =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile