Início Arquivo Pequenos negócios geram quase 70% dos empregos em MG em fevereiro

Pequenos negócios geram quase 70% dos empregos em MG em fevereiro

0
pequenos negócios geram mais de 60% dos empregos em MG em fevereiro
Imagem: Divulgação/Sebrae-MG

 

O saldo de empregos nas micro e pequenas empresas (MPE) mineiras em fevereiro foi de 33 mil vagas, praticamente o dobro do saldo registrado em janeiro. O segmento foi responsável por 63,9% dos postos de trabalho gerados no estado, o equivalente a 51,9 mil admissões.

Belo Horizonte foi a segunda capital com o melhor saldo de contratações pelas MPE naquele mês (5,19 mil), atrás apenas de São Paulo (19,7 mil).

Somados os dois primeiros meses do ano, o saldo total de empregos nas MPE é de 50 mil vagas, o dobro do que foi gerado pelas médias e grandes empresas (MGE) no mesmo período.

“Os pequenos negócios aumentaram as contratações para atender as demandas do mercado naquele período, a exemplo da entrega de produtos em domicílio e da prestação de serviços na área de saúde”, explica Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas.

Não por acaso, as MPE do setor de serviços foram as que apresentaram o melhor saldo de empregos em fevereiro (11 mil vagas), seguido pela indústria (8,64 mil) e pelo vomércio (8,49 mil).

Já o saldo de contratações da construção civil em fevereiro aumentou quase 30% em relação ao mês anterior, totalizando quase 4 mil novas vagas.

As três atividades com o maior número de contratações pelas MPE em fevereiro foram as relacionadas à construção de edifícios, transporte rodoviário de cargas e atividades de vigilância e segurança privada.

Cresce a participação das mulheres

A participação das mulheres nas vagas geradas pelas MPE foi de praticamente 40%, contra pouco mais de 30% em janeiro. Mais de 70% das vagas foram ocupadas por pessoas entre 18 e 39 anos e mais de 65% delas por quem tinha o ensino médio completo.

Os municípios mineiros que registraram o melhor saldo de empregos pelas MPE em fevereiro foram Belo Horizonte (5.198), Nova Serrana (1.329), Uberlândia (1.322) e Contagem (1.269).

**Com informações do Sebrae Minas.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 + 11 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile