A primeira reunião ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Governador Valadares começou com um minuto de silêncio pelas vítimas do crime ambiental ocorrido em Brumadinho (MG), em janeiro, em decorrência do rompimento de barragem da Vale. O pedido foi feito pelo vereador Geremias Brito (PSL).
Também foi solicitado o envio de moção de pesar à família da engenheira valadarense Izabela Barroso Câmara, que estava no local na hora do acidente. O corpo dela foi sepultado na tarde desta segunda-feira (4).
Em seguida, a suplente Maria de Fátima Salgado Rodrigues, do PSDB, confirmou o juramento lido pelo presidente Júlio Avelar (PV) e foi declarada empossada no cargo de vereadora.
Com ampla experiência parlamentar na Câmara de Valadares, onde já atuou como vereadora por vários mandatos, Fátima Salgado, 65, terá papel fundamental na defesa do governo do prefeito André Luiz Merlo (PSDB), onde exercia o cargo de secretária Adjunta de Governo.
Ela disputou as eleições municipais de 2016 e acabou como primeira suplente da coligação A Força que Vem do Povo (PSB/PMDB/PSDB). A vereadora ocupa a vaga deixada pelo atual secretário de Saúde, Enes Cândido, do MDB, que participa da administração municipal até abril de 2020.
Blocos e bancadas
A primeira reunião ordinária do Legislativo foi de recomendações, com o presidente Júlio Avelar repassando aos vereadores os trâmites regimentais para a formação de blocos parlamentares, bancadas e comissões permanentes da Casa. Tudo isso deverá ser formalizado até sexta-feira (8)
Blocos ou bancadas não podem ter composição inferior a 1/7 do número de vereadores, ou seja, três integrantes. Após a sua formação, haverá prazo de três dias para a escolha dos líderes. Estes mesmos líderes deverão indicar os membros das comissões permanentes da Casa.
Após três dias da constituição das comissões permanentes, o presidente de cada comissão deverá encaminhar à Mesa Diretora o calendário com dias e horários das reuniões ordinárias e a forma de convocação das extraordinárias.
O presidente Júlio Avelar informou que vai exigir das lideranças o cumprimento do prazo regimental para apresentar pareceres nos projetos lidos em plenário, “para evitar os atropelos que vêm ocorrendo nas reuniões”.
Ainda essa semana, o prefeito deverá indicar expressamente à Mesa Diretora o líder e vice-líder do governo.
Após a reunião ordinária teve início a reunião solene do Legislativo, onde os membros da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020 foram oficialmente empossados.
Aproveite para curtir nossa página no facebook 🙂
https://www.facebook.com/oolharsobreacidade