O prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), pretende cercar todo o prédio da Prefeitura Municipal – incluindo a Câmara de Vereadores -, no centro da cidade.
O processo licitatório – pregão presencial 68/2022 – já está publicado no portal da transparência da prefeitura de Valadares e visa a aquisição de material (gradil de malha) para execução do serviço.
O valor total estimado para a despesa é R$ 124.050,21. O serviço deverá ser entregue em até 30 dias.
O objetivo, segundo o edital de licitação, é “garantir maior segurança dos usuários e servidores através de controle de acesso e prevenção a eventuais depredações e revitalizar o entorno do prédio”.
No entanto, uma fonte do governo revelou, na condição de anonimato, que a medida foi pensada para evitar manifestações e atos públicos em frente à prefeitura e ainda para impedir o uso do espaço para descanso ou passagem de moradores de rua.
A iniciativa do prefeito André Merlo poderá dificultar e até intimidar o ingresso de cidadãos ao principal órgão público da cidade, a prefeitura municipal.
E o mais grave: poderá incorrer e até incentivar a prática de aporofobia no município, que é o medo e desprezo aos pobres e desfavorecidos financeiramente.
Para afastá-los de um determinado espaço, público ou privado, usa-se grades – exatamente o que pretende o prefeito de Valadares -, pedras pontiagudas, dutos de água e outros meios.
Fato é que não há, em Valadares, conhecimento de qualquer episódio que tenha gerado grave ameaça à integridade de servidores ou agentes políticos no prédio da prefeitura para justificar qualquer investimento de dinheiro, tempo e incômodo numa obra, no mínimo, cerceadora do direito de ir e vir do cidadão.
Como afirma a fonte, a pretensão do prefeito é se ver livre de protestos e da presença “inoportuna” de pessoas à mercê da falta de políticas públicas em Valadares.
Enquanto o atual prefeito se preocupa em gastar recursos para supostamente ofertar mais segurança para ele mesmo, demais agentes políticos e servidores, ou até para cidadãos que porventura consigam acessar o prédio da prefeitura, a cidade segue com ruas esburacadas, promessas não cumpridas, assistência social em caos, crianças dormindo em bancos na pediatria do Hospital Municipal, falta de medicamentos nas unidades de saúde, muito dinheiro gasto com publicidade em horários nobres (Jornal Nacional e Fantástico) para propagandear pouca coisa ou quase nada e outras tantas mazelas.
E quais iniciativas divulgará o prefeito André Merlo para garantir uma cidade mais condizente com o que a população merece e contribui com o pagamento de pesados tributos?