Secretário pede que concursados fiquem atentos para “logo, logo, tomarem posse”

0
118
Secretário pede que concursados fiquem atentos para
Prefeito André Merlo e o secretário de Administração Filipe Rigo. Imagem: Divulgação

O secretário Municipal de Administração, Filipe Rigo, usou as redes sociais, nesta segunda-feira (7), para pedir aos aprovados no concurso público realizado em 2020 que fiquem atentos ao novo cronograma de nomeação para “logo, logo, tomarem posse”. Foi assim também em 2021.

+ Concursados desesperados! Após largarem emprego, posse é adiada mais uma vez

Mas, na prática, apesar da quase totalidade dos 129 cargos terem sido homologados em maio de 2020, até o momento a prefeitura deu posse apenas a 397 dos 1.149 aprovados no concurso público. Ou seja, apenas 34,5% dos concursados assumiram suas respectivas vagas.

No dia 28 de dezembro de 2021, o prefeito André Merlo divulgou um vídeo com a seguinte  declaração: “Vamos chamar os que passaram no concurso público a partir do ano que vem [2022] e os primeiros serão os da educação. É um compromisso que estamos fazendo aqui, junto com o secretário Prata [da Educação] e o secretário de Administração Filipe Rigo.

Dois dias depois, o secretário repetiu em uma entrevista que as nomeações começariam pelos cargos da educação. Depois, questionado sobre o prazo para finalização do processo de investidura em cargo público, Rigo respondeu que a expectativa era que em 2022 todos os concursados fossem empossados.

Ficou só na promessa

O ano está findando e a única certeza de grande parte dos concursados é que ninguém será empossado antes de fevereiro 2023. Muitos saíram de seus empregos confiantes na publicação no Diário Oficial do Município (DOM), convocando 114 concursados para participar da cerimônia, agora em novembro. Mais uma vez, o sonho foi adiado.

Filipe Rigo também usou as redes sociais, na segunda, para comunicar, por meio de um vídeo, a suspensão dos atos de nomeação previstos para esse ano devido a necessidade de “adequações no sistema”, sem explicar ou detalhar que adequações seriam essas.

E ainda achou de bom tom dizer que a prefeitura estaria tratando todos os concursados “com o maior carinho, a maior dedicação”. Os comentários na postagem sugerem que falta, no mínimo, respeito da administração municipal para com os aprovados.

“Se tivessem cumprido o cronograma, nomeariam TODOS os aprovados dentro das vagas até o dia 31/12 como prometido em um outro vídeo. É triste viu, triste!!”, comentou uma internauta.

Uma outra questionou: “Onde está o respeito pelos concursados, houve muitas pessoas que já pediram conta do velho emprego, porque já estavam com carta de nomeação e vocês simplesmente mudam data para abril de 2023? Quem vai arcar com as despesas dessas pessoas?”.

Há ainda diversos outros comentários cobrando da administração a data da nomeação e posse dos aprovados para cargos da educação infantil.

A Prefeitura de Valadares foi procurada para comentar o assunto, mas até a publicação da matéria não houve retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 5 =