Início Arquivo Servidor público e outras categorias têm limite de empréstimo aumentado para 40%

Servidor público e outras categorias têm limite de empréstimo aumentado para 40%

0
lei amplia margem do consignado para servidores públicos
Servidor público e outras categorias têm novo limite para empréstimo. Imagem: Divulgação

 

Servidores públicos de Governador Valadares, ativos e inativos, bem como pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo militares, ainda não sabem se poderão usufruir do benefício da Lei 14.131/21, que aumenta de 35% para 40% a margem para crédito consignado.

A lei está em vigor desde o mês passado, mas tanto o Estado quanto a Prefeitura local ainda não adotaram providências para autorizar o aumento da margem de desconto consignada em salários.

A proposta do Governo Federal terá validade até dezembro deste ano. A princípio, o texto original da Medida Provisória garantia a elevação da margem somente aos aposentados.

Depois, estendeu o limite de 40% para outras categorias, como servidores públicos federais, trabalhadores com carteira assinada (CLT), militares das Forças Armadas, policiais militares e servidores públicos estaduais e municipais.

A extensão, no entanto, é válida para servidores estaduais e municipais somente se não houver leis locais que já definam percentuais maiores.

Elástico

A nova regra significa que, até dezembro de 2021, estará aumentado em 5 pontos percentuais a margem de desconto de obrigações financeiras consignadas em salários. Ou seja, o elástico foi esticado em 40%, sendo 35% para operações gerais, e 5% continua reservado para operações vinculadas ao cartão de crédito, incluindo saques.

Para quem está apertado, precisando de algum empréstimo, e não conseguia por estar com a margem estourada, agora pode utilizar, até o final do ano, dessa majoração  trazida pelo governo federal, com o objetivo de injetar mais recursos financeiros na praça, amenizando as dificuldades agravadas pela pandemia.

Consignado

O crédito consignado é uma modalidade que, geralmente, tem algumas das menores taxas de juros do mercado por apresentar menor risco de inadimplência, já que ele é descontado diretamente do contracheque de quem toma o empréstimo.

Do total de 40%, podem ser utilizados 5% somente em operações com cartão de crédito. O restante, 35%, pode ser usado livremente em empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento mercantil.

Mesmo com as facilidades do crédito financeiro, o servidor deve ter sempre em mente que empréstimos de todas as operações financeiras dependem de cuidado e avaliação.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × 2 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile