O valor estimado de R$ 671.650,00 para a contratação de 5 mil horas de retroescavadeira sobre rodas, previsto na licitação de número 20/2019, aberta em abril pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), seria suficiente para a autarquia adquirir três veículos zero quilômetro. E ainda sobraria troco.
O alerta circula em grupos de funcionários do próprio Saae. O valor de mercado de uma retroescavadeira, nos moldes da que será alugada, gira em torno de R$ 200.000,00, como pode ser comprovado em pesquisa na internet, como no site Mercado Livre Brasil.
A falta de manutenção tem levado o maquinário próprio do Saae ao sucateamento, empurrando a autarquia para a realização de licitações para contratar serviços que poderiam ser executados por servidores do município, reduzindo drasticamente os custos operacionais.
A licitação 20/2019, em andamento, vai contratar serviço de locação de 5 mil horas de retroescavadeira sobre rodas, incluindo fornecimento de combustível, operador, manutenção, deslocamento, estadia e refeição por conta da contratada.
O objetivo é realizar serviços na área urbana de Valadares e nos distritos.
A iniciativa tem gerado reação dos servidores do Saae, que nos grupos de WhatsApp mostraram preocupação com o valor que está sendo contratado e com a situação da própria autarquia.
Por meio da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Valadares, O Olhar tentou contato com o diretor-Geral do Saae, coronel Sebastião Pereira de Siqueira, para que a autarquia pudesse se manifestar sobre a necessidade da licitação, porém, até a publicação dessa matéria, não houve retorno.
Curta nossa página no Facebook 🙂
facebook.com/oolharsobreacidade