O prefeito André Luiz Merlo (PSDB) divulgou, na manhã desta terça-feira (21), o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017.
Governador Valadares tem 5,6% de infestação predial, um índice considerado de alto risco de surto da doença pelo Programa Nacional de Controle de Dengue.
Em fevereiro deste ano, o índice no município chegou a 9,7% no resultado do primeiro LIRAa e em maio o número caiu para 8,5%. Para combater a proliferação do mosquito, a prefeitura intensificou a limpeza na cidade e quase dobrou o número de agentes de controle de endemias, que passou de 130 para 250.
Ainda assim, durante todo este ano o índice de infestação em Valadares manteve-se superior a 4 %, condição em que há risco de surto de dengue.
Dados do Estado confirmam que 87% dos focos do mosquito continuam dentro das casas, o que torna a população a principal parceira dos municípios no combate ao Aedes aegypti.
A apresentação do resultado do terceiro LIRAa foi feita no auditório do Colégio Estadual, no centro de Valadares, e contou com a presença dos agentes de controle de endemias. Em seguida, eles participaram de um workshop sobre controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.