A maior parte dos brasileiros não vai conseguir testemunhar o eclipse solar desta terça-feira (2). Das capitais brasileiras, Porto Alegre/RS é a que a população conseguirá ver maior parte, cerca de 57%. Somente algumas cidades do Chile e da Argentina terão a oportunidade de ver o eclipse em sua totalidade.
Os valadarenses que quiserem presenciar ao menos uma pequena parte do fenômeno terão que viajar para Belo Horizonte, que terá apenas 11% de visibilidade. O melhor lugar para assistir ao eclipse é no deserto do Atacama, no Chile.
A primeira capital a registrar o fenômeno no Brasil será Rio Branco, no Acre, a partir das 14h48, e a última será Palmas, no Tocantis, às 17h23. Na capital mineira, parte do eclipse solar poderá ser acompanhado por 20 minutos a partir das 17h08.
No Brasil, o próximo eclipse solar deverá acontecer somente em 2045. Quem quiser acompanhar o fenômeno, poderá acessar o site da Nasa, que vai transmitir ao vivo. Basta acessar o site https://www.nasa.gov/press-release/nasa-to-livestream-south-america-total-solar-eclipse.