O Olhar fez um giro pela área central de Governador Valadares na manhã desta segunda-feira (6), das 6h30 às 8 horas, e apurou que em pelo menos 15 cruzamentos os semáforos estão apagados ou apenas com o amarelo fixo ou piscante.
Nenhum agente de trânsito foi encontrado nas ruas, apesar do horário de pico no centro da cidade, devido a entrada de milhares de alunos nas escolas, além do deslocamento de pessoas para o trabalho.
Em muitos pontos, o problema atinge também os semáforos voltados para pedestres. Por isso, é preciso ficar atento ao atravessar ruas e avenidas para não ser atropelado ou bater o carro ou moto.
Regina Pereira, dona de casa, conta que é preciso atravessar a rua correndo. “Está muito perigoso, pois não sabemos de onde pode vir um carro ou uma moto de uma hora pra outra”.
Adriano Dias, eletricista, disse que a situação dos semáforos já não é novidade. “Não entendemos a demora pra resolver isso, será que estão esperando alguma tragédia acontecer para consertar?”.
O comerciante Isaías Jaime, que tem uma loja perto do cruzamento da rua Marechal Floriano com rua Vereador João Dornelas, falou que os carros passam correndo sem se preocupar com pedestres. “Isso aqui é muito perigoso, tem escola ao lado e esse sinal estragado, ninguém diminui a velocidade. A prefeitura bem que podia mandar os guardinhas pra ficar em cada sinal que não funciona”.
O problema na sinalização semafórica começou no início de agosto e até hoje, início de novembro, as falhas não foram resolvidas. Segundo a Prefeitura de Valadares, até que saia o edital de licitação, a manutenção corretiva dos semáforos está sendo feita pelo Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
A Prefeitura também informou, por meio de nota, que “uma nova concorrência pública foi iniciada com elaboração de um novo projeto básico, que já se encontra em fase de conclusão. Em eventuais falhas dos semáforos, os agentes de trânsito estão sendo acionados para controlar o tráfego durante o período de reparos, de manhã e à tarde. As equipes são deslocadas para os pontos mais críticos em horários de pico, visto que os agentes também contam com outras atribuições”.
Na manhã desta segunda-feira, os semáforos não estavam funcionando nos seguintes pontos: