Coluna sorrindo o leite derramado
Daqui a cem anos muita coisa vai mudar, espero!
Talvez tenhamos em 2122 uma sociedade mais justa, onde a vergonha do racismo, da misoginia, da xenofobia e da homofobia não vicejem mais… Talvez nosso sistema econômico seja mais justo e não tenhamos mais adoradores do livre mercado e do estado mínimo….
Provavelmente os livros e a ciência tenham prevalecido sobre as religiões e tenhamos mais pessoas éticas e empáticas do que homens carregando livros sagrados…
Quem sabe se não será comum ir para outros planetas a custo barato e por lá estejamos fazendo experiências que beneficiem todos os povos?
Provavelmente tenhamos controles sociais poderosos que nos permitam enterrar de vez o mal da corrupção…
E as vacinas cobrirão inúmeras doenças, nos fazendo viver mais, sem medo de epidemias. Riremos quando alguém falar que existiam pessoas que duvidavam das vacinas!
Quiçá teremos finalmente uma educação inclusiva e nossos jovens, de qualquer estrato social, poderão sonhar com um futuro melhor… E o Brasil será uma potência olímpica! E inauguraremos uma galeria de prêmios Nobel…
Quem sabe, não teremos um Rio Doce despoluído e navegável e até tenhamos uma exposição que mostrará como eram esburacadas as nossas ruas!
Mas, exatamente daqui a cem anos, os telejornais vão transmitir, diretamente do arquivo nacional, a abertura do sigilo do atual governo.
Claro, naquela semana os jornais repercutirão a abertura dos segredos do governo mais desastroso da história do país. Jornalistas da direita, envergonhados, defenderão a tese do adiamento da abertura das informações… Historiadores discordarão, por razões óbvias.
No dia da abertura, multidões divididas brandirão cartazes e antes da abertura, os netos do presidente tentarão um mandado judicial pelo adiamento, o que será rejeitado pela justiça, que esperamos, na época, fará jus ao nome…Então, a caixa preta do governo genocida será aberta!
Ficaremos espantadíssimos com os gastos da atual família presidencial com o cartão corporativo, será espantoso acrescentar a biografia do ministro Pazu, mais trapalhadas, o cartão de vacinas do atual presidente gerará uma série de memes e servirá de modelo para aulas de vacinação por ser completo, apesar de, atualmente, ele dizer o contrário…
Os segredos do governo serão como dizia a letra de Caetano Veloso:
“E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio”
Desejo, ardentemente, que daqui a um século, tenhamos mais discernimento para usar o Título de Eleitor e que não flertemos mais com políticos autoritários e despreparados.
Muito bom mesmo esse comentário.
Realmente tudo isso será concretizados nos próximos anos concerteza.
O que não queremos de ruim para nós, não poderemos querer para o próximo.. Porque , é so daqui mais alguns anos que iremos ver esse resultado como sita o autor.
Parabéns ao autor. Abraços ☺