A Empresa Valadarense de Transporte Urbano está realizando, em Governador Valadares, a campanha “Livro, passagem para o melhor caminho”, que tem por objetivo a doação de livros para 53 entidades do município.
A campanha começou no dia 6 de julho e já foram arrecadados mais de 2.000 livros em bom estado de conservação. 107 ônibus e cinco pontos fixos estão à disposição diariamente para quem quiser doar qualquer obra literária com temática infanto-juvenil ou adulta.
Uma das coordenadoras do projeto, Emilly Peres, informou que quem quiser fazer uma doação pode depositar o livro dentro dos próprios ônibus, em uma sacola que fica do lado direito do cobrador de passagens.
Triagem
Após a coleta, todos os livros passam por uma triagem. Os que estão em bom estado de conservação são separados por títulos e catalogados.
“A grande maioria está em ótimo estado, os que estão mais ou menos passam por um processo de recuperação. Só os que não dão para aproveitar mesmo é que são encaminhados para a Ascanavi”, explicou Emilly Peres.
A iniciativa da Valadarense foi inspirada nas campanhas realizadas por empresas de transporte coletivo por ônibus em Belo Horizonte e Divinópolis, disse a coordenadora.
O material arrecadado será distribuído em escolas, creches, entidades sociais e nos presídios, ao final da campanha, que termina no dia 6 de setembro.
Outros locais para doação de livros são os pontos de vendas de passagens que ficam na Praça dos Pioneiros, no Centro, e na Rua Manoel Byrro, no bairro Vila Bretas, próximo da garagem da Valadarense; no ponto de ônibus da rua Bárbara Heliodora, quase esquina com a rua Arthur Bernardes; no ponto de ônibus em frente ao Colégio Israel Pinheiro, no Lourdes; e na portaria da empresa (Rua Manoel Byrro, 361, Vila Bretas).