A pandemia da covid-19 que isolou grande parte da população mundial provocou diversas reações nas pessoas. Entre perdas, crises depressivas, incertezas quanto à vacina, houve quem conseguiu transformar toda angústia em arte. Foi o caso da escritora Maria Paulina Freitas Sabbagh, que lança o seu 12º livro em Governador Valadares.
Janelas e Varandas @Pandemia é um livro de poemas que traz o olhar de Paulina como poeta e também a vivência dos que compartilharam com ela o tempo de isolamento social durante a fase mais crítica da pandemia do novo coronavírus.
“Eu vi que o que eu tinha produzido pode ser um olhar da poesia trazendo reflexão. Numa pandemia todos fazem parte. Todos nós vivemos”, diz Paulina sobre o trabalho, que traz, em cada capítulo, um tema vivido por cada um durante a pandemia.
A doença, o home office, a solidariedade, a fé, a despedida, a morte e vários outros temas estão presentes em cada poesia do trabalho da escritora. “É um olhar de cada momento que todos nós vivemos. Todo mundo viveu alguma coisa dos capítulos”, afirma.
O livro Janelas e Varandas @Pandemia contém 86 poemas e o lançamento, em Governador Valadares, acontece nesta segunda-feira (23), às 19h30, na Academia Valadarense de Letras (AVL). No dia 31 de maio, o lançamento será no Hall do ED2, no Campus 2 da Univale, às 17h. Paulina tem datas marcadas para lançar o livro também em Belo Horizonte e Ipatinga, e espera confirmação de Caratinga e São Mateus (ES).
Janelas e Varandas @Pandemia também pode ser adquirido clicando aqui.