Prefeitura de Valadares destrói marco inaugural da Praça Serra Lima, no local desde 1948

0
2170
Praça Serra Lima: prefeitura destrói parte da memória de Valadares
Pela primeira vez em 75 anos, Marco Comemorativo da Inauguração da Praça Serra Lima sofre danos. Foto: Harley Cândido

A Praça Serra Lima, em Governador Valadares, localizada no coração da Avenida Minas Gerais, teve destruído, na semana passada, o Marco Comemorativo da Inauguração, em 1948.

E por quem? Algum vândalo? Não, pelo próprio governo municipal, cujo gestor, o prefeito André Merlo (sem partido), mais do que o conjunto da comunidade, tem o dever de proteger a história e a memória da cidade.

Praça Serra Lima: prefeitura destrói parte da memória de Valadares
Até a semana passada, letreiro de 75 anos estava intacto, apesar das inúmeras reformas na Praça Serra Lima. @Divulgação

O que houve

A Praça Serra Lima, que passa por mais uma obra de revitalização, foi invadida, na semana passada, por um caminhão carregado com blocos de concreto. O veículo passou justamente por cima do marco da inauguração e destruiu parte da mensagem gravada no piso, que diz:

“ESTA PRAÇA FOI CONSTRUÍDA EM 1948, SENDO GOVERNADOR DO ESTADO O SNR DR MILTON SOARES CAMPOS E PREFEITO O SNR DILERMANDO RODRIGUES DE MELO”

O fato foi denunciado, com indignação, pelo pesquisador Harley Cândido, que divulgou um vídeo em suas redes sociais, gravado no último dia 8, mostrando os danos que ele considera irreversíveis. Confira abaixo.

“Isso não vai ter recuperação, tinha 75 anos, passou por todas as reformas feitas na praça, construíram quatro portais lá, depois tiraram, mudaram o piso da praça, mudaram a fonte não sei quantas vezes, mas o marco nunca foi tocado. Era uma espécie de memorial, desde quando a cidade fez 10 anos isso está no chão. Aí vem e deixa caminhão passar por cima. Será que a prefeitura não tem engenheiro, não tem arquiteto? Tem um departamento de parques e jardins e ninguém olhou isso? É muita falta de zelo, um absurdo, e ninguém é punido, ninguém fala nada e fica por isso mesmo”, lamenta ele.

O pesquisador explica que o piso do marco foi feito de marmorite polido e letras de bronze. “É um mármore granulado com pó de calcário e cimento, nas cores cinza e preto, tendo sido as letras de bronze aplicadas na massa mole, e depois foi tudo polido. O que acontece é que quando o caminhão passou por cima, houve um afundamento da base. Teria que ser tudo retirado e refeito, pois já sumiram algumas letras. O correto seria refazer toda a obra, retirar todas as peças de bronze, refazer de novo o marmorite, com um novo tipo de pedra, pois as que estão lá já não existem mais, nem o tipo de granulado de mármore se encontra mais. Teria que ser um especialista para reconstruir. Qualquer serviço feito de outra forma será de meia boca, um serviço remendado, até pela diferença do cimento”, aponta.

Inspiração

A Praça Serra Lima foi uma obra da Construtora Lucciola, de Belo Horizonte, e seu formato foi inspirado na Praça Raul Soares, também da capital mineira. Inaugurada em 1948, seu nome foi uma homenagem a um dos pioneiros que ajudou a projetar a área central da cidade. Com vista para a Ibituruna, é considera um dos cartões postais de Valadares.

Praça Serra Lima, em 1952. @Divulgação
Na década de 40, a Praça Raul Soares, em Belo Horizonte, serviu de inspiração para a Praça Serra Lima, em Valadares. @Divulgação

O Marco Comemorativo da Inauguração não é tombado como patrimônio histórico cultural, o que não diminui a responsabilidade do poder público, e também dos moradores, com a sua proteção e preservação, inclusive em atenção às gerações futuras, além de ser uma imposição constitucional.

“É um descaso para uma cidade que tem conselho de patrimônio histórico, curadoria de patrimônio histórico do MP [Ministério Público de Minas Gerais), ocorrer uma perda inestimável do único elemento que ainda havia na praça do dia da inauguração, em 1948, quando a cidade completou 10 anos de emancipação. Lamentável”, critica Harley Cândido.

Com vista para a Ibituruna, Praça Serra Lima é um dos cartões postais da cidade.
Praça Serra Lima, em 1958, na gestão do prefeito Ladislau Salles. @Divulgação

A prefeitura de Governador Valadares foi procurada para comentar o assunto, mas preferiu não se posicionar.

Revitalização

Esta é a quarta vez que a Praça Serra Lima passa por obra de revitalização no mandato do prefeito André Merlo. A tentativa de dar “cara nova” à praça se deu também em 2017, 2018, 2019 e agora, em 2023, com destruição de parte da história da cidade.

Em um das reformas, em 2018, a fonte de água chegou a ser reativada, porém, o funcionamento durou pouco. Da mesma forma acontece com as consecutivas revitalizações na praça. A prefeitura realiza o serviço, inaugura e não faz a devida manutenção, quando o menos custoso para os cofres públicos seria manter e preservar.

A reativação da fonte de água, em 2018, durou pouco.
A reativação da fonte de água, em 2018, durou pouco. Foto: PMGV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − três =